top of page

Redução da jornada de trabalho para servidores com dependentes com deficiência

Atualizado: 7 de jan.



Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou que servidores públicos que têm filhos ou dependentes com deficiência, incluindo o autismo, podem trabalhar menos horas. Esta decisão é um grande passo para apoiar a inclusão e as necessidades das famílias.


O Que Diz a Lei?


A Constituição do Brasil e tratados internacionais como a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, garantem igualdade e proteção. Essas leis ajudam a assegurar que todos tenham os mesmos direitos, incluindo as pessoas com deficiência.


O Caso Específico


A questão veio à tona quando uma funcionária pública em São Paulo não conseguiu permissão do tribunal local para reduzir suas horas de trabalho para cuidar de seu filho com deficiência. Ela levou seu caso ao STF, buscando uma solução que a permitisse dedicar mais tempo ao cuidado do filho.


A Decisão do STF


O STF decidiu que todos os servidores públicos estaduais e municipais podem solicitar redução de jornada de trabalho, da mesma forma que já é permitido para os servidores federais pela Lei 8.112/1990. Essa lei permite aos servidores federais ajustar suas horas de trabalho para atender às necessidades de cuidados com dependentes com deficiência.


Benefícios da Decisão


  • Mais Tempo para Cuidado: Servidores podem passar mais tempo cuidando de seus familiares com deficiência.


  • Estabilidade no Trabalho: Eles podem fazer isso sem perder a estabilidade ou outros direitos no emprego.


  • Apoio à Inclusão: A decisão reafirma o compromisso do Brasil com os direitos e a inclusão de pessoas com deficiência.


Esta decisão do Supremo Tribunal Federal representa um avanço significativo para as famílias com dependentes com deficiência, proporcionando maior flexibilidade e suporte. Ela vai além de simplesmente ajudar essas famílias; enfatiza a necessidade de uma sociedade verdadeiramente inclusiva, que respeita e atende às necessidades de todos os seus membros.


Se você é um servidor público e se buscar orientação jurídica ou consultar o departamento de recursos humanos de sua instituição. Para informações adicionais, você também pode visitar o NAIA.


Além disso, é importante destacar que existem direitos específicos que permitem a redução da jornada de trabalho para servidores públicos autistas, independentemente de terem dependentes com essa condição. Já abordamos esse assunto anteriormente. Trata-se de um direito fundamental para assegurar que as necessidades individuais sejam adequadamente atendidas, uma vez que adultos autistas podem necessitar de mais tempo para se dedicar a tratamentos personalizados.



Artigo escrito por Rodrigo Vitor Couto do Amaral

Advogado especialista inscrito na OAB/GO 30.089

Contato: Instagram: @adv.rodrigovitor

Contato: (62) 3933-2728


 
 
 

Kommentare


bottom of page